TERMOQUIMICA
Determinação do calor de Dissolução
Introdução
A energia, em suas mais variadas formas, move o mundo atual. Seja a energia elétrica, a oriunda da queima de combustíveis, a produzida no processo de fotossíntese, enfim, toda forma de energia é de extrema importância para a sociedade atual. As diversas formas de energia são, em grande parte, derivadas de reações químicas, como as acontecem no processo de metabolismo do corpo humano, nas baterias, formação de biomassa, entre outros.
À Termodinâmica concerne o estudo das formas de energia bem como as suas possíveis transformações. Existem duas formas de energia estudas com mais afinco pela Termodinâmica Clássica: o calor (q) e o trabalho (w). O calor constitui a energia em trânsito entre um sistema e a sua respectiva vizinhança ou entre dois ou mais corpos quando há diferença de temperatura entre eles. Já o trabalho, constitui uma forma de transferência de energia que vai contra uma força em oposição.
Existem processos na Química em que, para a sua ocorrência, faz-se necessária a absorção de energia na forma de calor, logo, tais processos são denominados de Processos Endotérmicos, uma vez que, no final da reação, os produtos possuem maior quantidade de energia que os reagentes. Já outros processos liberam energia na forma de calor durante o seu curso, o que nos permite concluir que são Processos Exotérmicos, pois, ao final da reação, os produtos possuem menos energia que os reagentes.
O calor cedido ou ganho em uma reação química é igual à Variação da Entalpia (ΔH), desde que a reação ocorra à pressão constante. Diz-se que, quando energia na forma de calor entra no sistema, possui valor positivo e, quando sai do sistema, possui valor negativo.
A medição da energia em questão pode ser feita quando se coloca uma amostra de uma determinada substância em um aparelho chamado Calorímetro, que tem por finalidade permitir o cálculo do calor cedido ou ganho