Guerra dos 7 anos
Trabalho de Geografia
Manaus
2014
Beatriz Gomes
Bianca Pinheiro
Gabriel Augusto
Leonardo Bentes
Letícia Honda
Witalo Juan
Trabalho de Geografia
Manaus
2014
Introdução
A Guerra dos Sete Anos foram conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, entre a França, a Áustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha), de um lado, e a Inglaterra, Portugal, a Prússia e Hanôver, de outro. A Guerra dos Sete anos foi um conflito travado entre diversas monarquias nacionais européias em torno do controle de regiões de exploração colonial. Um dos lados dessa guerra era liderado pela França que, com o apoio militar dos austríacos, procurava rivalizar contra a supremacia exercida pelos britânicos nas regiões da América do Norte e na Índia. Além disso, esse mesmo conflito também foi marcado pelas disputas hegemônicas entre os Estados do antigo Sacro-Império Germânico.
O reinado de Luís XV
Tinha apenas cinco anos quando o trono ficou vago com a morte de Luís XIV. O reino teve dois regentes enquanto o príncipe não atingia a maioridade: o duque de Orléans e o duque de Bourbon. A partir de 1726 o jovem monarca confia a direção dos assuntos do reino ao seu antigo perceptor, o cardeal de Fleury. Depois da morte deste, em 1743, Luís XV assumiu verdadeiramente o poder. Apesar de tradicionalmente ser conhecido como homem votado ao prazer e aos caprichos, Luís XV proporcionou ao Reino prosperidade econômica e o feito destacar no plano intelectual e das artes. Entre as amantes do rei, destacou-se a marquesa de Pompadour, que o influenciou fortemente, sobretudo na área da política externa.
Luís XV levou a cabo uma dura campanha de perseguição aos protestantes quando iniciou o seu governo. Em termos sociais, no campo os agricultores tinham