Guerra dos 7 anos
1.2 COLÔNIAS CENTRAIS. As colônias do centro assim como as do norte, também foram colonizadas sob o modelo de colônia de povoamento. Assim, desenvolveu-se um sistema de produção baseada no trabalho livre, na pequena propriedade e na policultura, sendo que a produção era voltada para o mercado interno.
Esta liberdade econômica permitiu um rápido desenvolvimento da produção de manufaturas e das atividades comercias com outros povos, bem como da pesca e da siderurgia.
1.3 COLÔNIAS DO SUL. As colônias do sul, diferente das colônias do norte e do centro foi colonizada e sesob o modelo de colônia de exploração.
O clima do sul era subtropical, diferente do clima da Inglaterra. Eram cultivados produtos que não haviam no mercado europeu, o que estimulou um controle maior por parte dos ingleses.
Assim desenvolveu-se um sistema de produção baseado no trabalho escravo negro, na grande propriedade e na monocultura, cuja produção cuja produção estava voltada para os mercados externos.
As colônias do sul dependiam essencialmente de suas relações econômicas com a metrópole, para onde exportavam seus produtos tropicais, como o algodão e tabaco.
2.0 SÉCULO XVIII.
Em meados do século XVIII, quando se iniciou a Revolução Industrial, a Inglaterra começou a mudar seu comportamento em relação a suas colônias americanas, intensificando sua política econômica mercantilista e restabelecendo o pacto colonial, para acabar com a concorrência das colônias do norte.
Com o reforço do pacto colonial, que obrigava as colônias a comerciarem exclusivamente com suas metrópoles, a Inglaterra visava impedir a produção manufatureira colonial e acabar com a liberdade de os colonos do norte comerciassem com outros povos e venderem seus produtos para as colônias do sul. 3.0 NOVAS LEIS.