Termoquimica
1. OBJETIVOS
Neste experimento pretende-se investigar conceitos termodinâmicos através da determinação da potência térmica de uma chapa aquecedora utilizando o calor específico da água e determinar o calor específico do óleo de soja baseado no tempo de exposição à fonte térmica de potência conhecida a fim de visualizar e determinar didaticamente a ocorrência de fenômenos termodinâmicos entre corpos.
1
Determinação do Calor Específico do Óleo de soja – Física Experimental II
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Van Wylen & Sonntag (1973), a termodinâmica é a ciência que trata do calor e do trabalho, bem como das propriedades das substâncias relacionadas ao calor e ao trabalho. A base para o estudo da termodinâmica é o calor. O calor pode ser definido como sendo a forma de energia transferida (energia térmica) através da fronteira de um sistema numa dada temperatura a outro sistema numa temperatura inferior, devido à diferença de temperaturas entre eles. Com base em Resnick & Halliday (1973), tem-se que quando dois corpos (A e B sendo a temperatura de A>B) são colocados em contato, o corpo que está em uma temperatura mais alta cede energia térmica para o que está em menor temperatura, até que ambos atinjam o equilíbrio térmico. Este fenômeno é denominado fluxo de calor. Fluxo de calor é o processo de transferência de energia que ocorre exclusivamente em virtude das diferenças de temperaturas. (SEARS, ZEMANSKI & YOUNG, 1973)
A
B
TA > TB
Fig.1 – Representação de transferência de calor de A para B
Quando uma quantidade de calor é transferida entre corpos e há uma mudança de temperatura, pode-se definir o calor específico da substância. Schaum & Van der Merwe (1973) definem o calor específico como sendo a quantidade de calorias necessárias para elevar a temperatura de 1 grama de uma substância em 1º C.
2
Determinação do Calor Específico do Óleo de soja – Física