Portugues
Mato Grosso-Campus Cáceres
Disciplina: Língua Portuguesa
Resumo Fatores de coerência
A coerência de um tem um texto, tem vários pré-requisitos visando à melhor interpretação do receptor. Os elementos lingüísticos têm grande importância no desenvolvimento de um texto, fazendo as relações lógicas das ideais expostas para que não haja a falta de sentido. Os autores relatam, que a coerência não só depende dos elementos lingüísticos, a coerência também é dependente de um conhecimento de mundo onde arquivamos fatos e uma serie de experiência da nossa vida e de outras pessoas. Com esses conhecimentos de mundo, fica mais fácil pra o leitor entender um texto que não possui ligações sintáticas explicitas, ou seja o texto pode mostrar partes correspondentes aos nossos conhecimentos de mundo, assim podemos estabelecer coerência a o texto.
Para que seja feita essa relação, o produtor e receptor tem que adquirir uma boa parte dos conhecimentos comuns, quanto mais conhecimentos adquiridos menor será a explicitude do texto, o receptor entenderá com mais facilidade, através das interferências. Um texto só é coerente quando há um equilíbrio de informações. O compartilhamento de informações tem grande importância na construção de um texto coerente.
Segundo Marchushi (1983) a seqüência de contextualizadores de ideais e conhecimentos propriamente ditos ativados nos leitores faz uma formação de sentindo no todo de um texto baseado na coerência. Quando um texto produz um único sentido ele se torna um texto de coerência global. A junção de coerências locais quando são reunidas promovem uma intenção comunicativa, para que essa junção seja feliz a coerência tem que ser aprofundada enquanto a coesão é mais superficial.
Os autores apontam que os fatores de contextualização fixam o texto em certas situações comunicativas, ajudando na centralização do leitor e na decodificação da mensagem.