Termoquimica
TERMOQUÍMICA
a) Conceito de Entalpia
b) Calores e reações
c) Lei de Hess
Conceitos de Entalpia
O ESTUDO DO CALOR TROCADO NAS REAÇÕES QUÍMICAS
Antes de iniciar o assunto Termoquímica é importante definir alguns termos que serão usados com freqüência:
a. Sistema: Denomina-se sistema uma parte do universo físico cujas propriedades estão sob investigação.
b. Fronteira: Limites que definem o espaço do sistema, separando-o do resto do universo.
c. Vizinhança ou meio ambiente : É a porção do universo próxima às fronteiras do sistema, que pode, na maioria dos casos, interagir com o sistema.
Quando uma reação química ocorre em um determinado sistema, isso acarreta uma troca de calor entre o sistema em reação e o meio ambiente. A termoquímica estuda justamente essas trocas de calor, assim como o seu aproveitamento na realização de trabalho. Se o calor trocado entre o sistema e o meio ambiente é medido a pressão constante, ele é denominado Entalpia ou conteúdo calorífico e simbolizado por H. Sendo que Entalpia (H) é o calor trocado a pressão constante. Em relação às trocas de calor, as reações químicas se classificam em dois tipos: reações exotérmicas e reações endotérmicas, conforme liberem ou absorvam o calor respectivamente.
REAÇÕES EXOTÉRMICAS
O prefixo exo significa “para fora”. Reações exotérmicas são aquelas que liberam energia na forma de calor. O esquema geral de uma reação exotérmica pode ser escrito da maneira a seguir, onde A, B, C e D representam substâncias genéricas:
A + B ( C + D + calor Hr Hp entalpia de reagentes entalpia de produtos
A partir da Lei da Conservação da Energia, podemos afirmar que: “A energia total dos reagentes é igual à energia total