Análise de custo de oportunidade
Qual o custo de uma oportunidade?
Quanto custa deixar de aproveitar a oportunidade de se investir numa aplicação segura para aplicar o dinheiro na compra de um bem?
Tais questões podem ser de grande valia para auxiliar-nos a tomar decisões mais acertadas, ou seja, decisões economicamente viáveis, nos momentos em que temos a necessidade de adquirir um bem e podemos decidir entre pagar a vista, financiar ou aplicar o dinheiro num dos inúmeros investimentos oferecidos pelos diversos bancos atuantes no mercado, para mais tarde resgatá-lo e efetuar a compra do produto em vista.
No presente trabalho iremos analisar as oportunidades que temos quando optamos por comprar um veículo. O que seria melhor? Comprar à vista, utilizar um financiamento com uma parcela atrativa ou aplicar o dinheiro para futuro resgate e pagamento do veículo?
Justificativa
Um comercial, não tão antigo, dizia que brasileiro é louco por carro; isso pode ser facilmente comprovado ao observamos o crescente número de veículos de diversas marcas, tradicionais e novas, bem como das concessionárias e lojas especializadas em compra e venda de automóveis que “invadem” as cidades desde os grandes centros urbanos até as pequenas cidades do interior. Tais lojas e concessionárias, travam uma “guerra” entre elas na busca de atrair o cliente oferecendo diversas vantagens e facilidades nos pagamentos que num primeiro momento podem se mostrar extremamente fácil e vantajoso, adquirir um automóvel e não são raras as pessoas que, iludidas por tais facilidades, acabam comprando um veículo tendo a certeza de estarem fazendo um bom negócio, aproveitando uma “oferta” oferecida por essa ou aquela loja e no decorrer do tempo descobrem que na realidade fizeram uma dívida que mesmo se venderem o carro, o dinheiro adquirido não cobre o saldo devedor. Contudo, se fizermos uma análise mais detalhada visando fazer um melhor uso dos recursos que serão empregados na compra desse carro, veremos que poderemos