Termopar
1 IntroduçãoO experimento sobre Termopar tem como objetivo o uso correto de um Termopar e através dele determinar a temperatura em vários pontos diferentes ao longo de uma chama. Além disso, com as observações feitas durante o experimento, calcular os limites de medição de um termopar.
2 Fundamentação Teórica
O efeito Seebeck é a produção de uma diferença de potencial entre as extremidades de duas ligas metálicas diferentes unidas, quando elas estão a diferentes temperaturas. Essa diferença de potencial é proporcional à diferença de temperatura.
O princípio termoelétrico dos termopares deriva dessa propriedade. A extremidade mais quente faz com que os elétrons dessa região tenham maior energia cinética e se acumulem do lado mais frio, gerando uma Força Eletro-Motriz entre as extremidades do condutor na ordem de alguns milivolts. A f.e.m pode ser relacionada à temperatura através da Eq. 1.
E=A+B(θq+θf) (Eq. 1)
3 MateriaisFios de Cromel-Alumel;
Milivoltímetro;
Fios de extensão;
Bico de Bunsen;
Jacarés;
Termômetro;
Suporte;
Becker.
4 ProcedimentosUsando os fios de extensão e os jacarés, a junta fria foi ligada ao milivoltimetro, de forma que garantiu a polaridade correta. Com o bico de Bunsen aceso aproximou-se o termopar da chama em pontos diferentes, foram coletados dados de sete pontos. Para cada ponto foram anotados os valores registrados pelo mulivoltimetro, verificou-se também a temperatura ambiente através de um termômetro. Através dos dados fornecidos pelo gráfico na Figura 1, foram obtidas através de regressão linear os valores das