Termopar
1. Princípio de funcionamento
É baseado nos efeitos termoelétricos de Seebeck, Peltier e Thomson.
1.1 Efeito termoelétrico de Seebeck
T.J Seebeck descobriu que em um circuito fechado formado por dois fios condutores de metais diferentes, circula uma corrente se as duas junções forem mantidas a temperaturas diferentes, esta corrente será diretamente proporcional à diferença entre as temperaturas.
A corrente é provocada por uma diferença de potencial. Se uma das junções for mantida a uma temperatura constante e conhecida, através da diferença de potencial poderá ser conhecida a temperatura da outra junção. A esta tensão gerada dá-se o nome de tensão Seebeck.
O efeito Seebeck se produz pelo fato de que os elétrons livres de um metal diferem de um condutor para o outro, e depende da temperatura. A difusão de elétrons nas junções se produz a ritmos diferentes enquanto a temperatura se mantém diferente em cada condutor.
1.2 Efeito termoelétrico de Peltier
Peltier verificou que se uma corrente elétrica flui na junção entre dois metais diferente, com a temperatura inicial igual, o calor é gerado ou absorvido nas junções proporcionalmente a corrente elétrica. Este efeito surge devido à existência de uma força eletromotriz na junção. Dependendo do sentido da corrente, o calor poderá ser gerado ou absorvido, podendo ter esse controle de calor gerado ou absorvido através do sentido da corrente.
1.3 Efeito termoelétrico de Thomsom
Com base nas leis termodinâmicas, Thomsom concluiu que a condução de calor pelos fios do termopar, quando não transportam corrente, origina uma distribuição uniforme de temperatura em cada fio.
Ao circular corrente pelo termopar, a temperatura em diferentes pontos dos condutores assume valores não justificáveis pelo efeito Joule. Esse efeito depende do metal de que é feito o fio e da temperatura média da pequena região considerada. Em alguns metais há absorção de calor, quando uma corrente elétrica flui