O homen
Educação para Cidadania, Luiz Eduardo W. Wanderley, vol. 2, 1º semestre, 2004, pgs 127 a 136.
O texto (Luiz Eduardo W. Wanderley) é uma problemática que envolve o ser um cidadão, o que é ter cidadania, ao mesmo tempo em que evidencia a educação como outro fator dessa cidadania. Comenta do que ela se compõe. Também é citada a politica democrática social, imposta por governos, sociedade e igrejas.
Comenta-se muito a respeito do papel e a visão que os bispos e suas igrejas exercem em relação à cidadania.
Mas o real motivo dessa discussão sobre a cidadania se dá devido à educação cívica. Mostrando que uma deve andar do lado da outra. Por que ter cidadania, é ser um cidadão com direitos e deveres, mas e quando há ausência desses direitos, onde fica a igualdade para todos?
Discute-se também a grande desigualdade social, motivada por e inúmeros fatores e para que isso deixe de ser um problema é preciso uma educação de qualidade. Mas essa educação cívica inclui a escolar, mas também aquela que adquirimos com a família, parentes, com vizinhos, sociedade, igreja e meios de comunicação de massa.
Luiz Eduardo deixa nítido em seu texto (cidadania e Educação), que essa educação é muito importante, porém ela se encontra precária e que são muitos os fatores que podem melhorar tal situação.
“... São os conflitos entre a igualdade pretendida e a desigualdade trazida...”.
(pg128, 1ºparagrafo, 7ª linha). Muito é falado sobre a igualdade e a maioria da população à espera, mas a realidade é que pouco se faz para que ela seja posta em prática, tanto pelos governantes quanto por uma minoria da população.
“... Direito é ter direitos...” (pg129, 2º paragrafo, 3ª linha).
Todo cidadão tem seus direitos, mas esses direitos só estão no papel, porque hoje em dia só tem direito as pessoas da elite. Temos direitos e deveres, ao quebrarmos algum dever logo seremos questionados ou até condenados, agora quando se fala em direitos a historia muda, poucos são