o homen
Os acadianos afirmavam que o primeiro homem, Adapa, era filho do deus Ea, mas perdeu a imortalidade;
Um mito mesopotâmico afirma que o homem cresceu da terra como uma planta;
Para Hesíodo, Zeus modelou em argila Pandora, a primeira mulher, de cujo enlace com o deus Epimeteu nasceram o resto dos homens. Pandora torna-se depois responsável por todos os males da Humanidade ao abrir a Caixa de Pandora, onde apenas ficaram retidos os males que podem acabar com a Esperança;
O mito nórdico da criação atribui a Odin e seus irmãos o ato de infundir vida a dois troncos de árvore de uma praia, convertendo-os em Ask, o primeiro homem, e Embla, a primeira mulher;
Para alguns povos ameríndios, o homem surgiu de um tronco de árvore animado por Tupã.
Seguindo a tradição judaico-cristã, o homem (Adão) foi criado por Deus à sua imagem e semelhança a partir do pó da terra, e foi expulso do Paraíso como consequência do pecado original, depois de desobedecer a Deus e escolher por si mesmo o que devia ser o bem e o mal.
Em vista da ciência moderna, o homem, que juntamente com a mulher integra a espécie homo sapiens, assim como os membros de todas as outras espécies, é resultado de um processo evolutivo. No caso específico, de um símio predecessor atualmente extinto.
Símbolo[editar]
Mars symbol.svg
O símbolo de Marte (Unicode: ♂), o símbolo do planeta Marte e do deus Marte, deus da guerra, que simboliza a masculinidade, faz parte da mitologia romana, e é o equivalente a Ares na mitologia grega, também é o símbolo usado na biologia para o género masculino. É o símbolo usado na Alquimia para o ferro e é símbolo do sexo masculino é representando pelo símbolo que retrata. Este símbolo é interpretado como a lança e o escudo do deus da guerra Marte/Ares .