Educação Financeira
Acredito que conhecer os conceitos da educação financeira e aplicá-los no dia a dia tornou-se uma necessidade no Brasil. Digo isso devido ao fato de um novo público acessar as diversas linhas de crédito disponíveis em bancos, concessionárias, lojas de eletrodomésticos etc. Inclusive, sobre o tema, foi criada pelo Governo Federal, no final de 2010, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF)
Quando estudei design de interiores, observei que as escolas de design não ofereciam material didático e específico sobre finanças pessoais. Exceto pelas escolas de administração e economia, não havia material disponível nem no meu curso, nem nos outros. As poucas matérias voltadas para o assunto englobavam mais as questões de marketing e posicionamento de mercado que de educação financeira.
A Importância da Educação Financeira
A Educação Financeira é cada vez mais importante, na vida de todas as pessoas e não somente para investidores.Está se tornando essencial para todas as famílias que tentam decidir como estabilizar o seu orçamento, ou comprar uma casa, ou investir na educação dos filhos e também para guardar para a aposentadoria.As pessoas sempre foram responsáveis por administrar suas próprias finanças: para gastar nas férias, comprar um carro, eletrodomésticos, móveis. Mas o desenvolvimento recente fez da Educação Financeira um assunto incrivelmente importante para o bem-estar financeiro.Por um lado o Mercado financeiro está bastante sofisticado, isto acarreta que muitos dos consumidores não estão conseguindo escolher bem onde e como aplicar o seu dinheiro. Existe uma variedade muito grande de ofertas para investimento. Do mesmo modo, o crédito ainda continua muito fácil de ser conseguido, apesar dos recentes aumentos nas taxas de juros . Ao mesmo tempo, a responsabilidade e os riscos pelas decisões financeiras tomadas terão maior impacto no futuro das pessoas, principalmente as escolhas de