termopar
Programa PTI C&T / FPTI-BR
Bolsas ITI - Iniciação Tecnológico e Inovação
Título do projeto: Sensores de Temperatura no monitoramento de maquinas rotativas.
2. Etapas concluídas no período:
a) Estudo do funcionamento do sensor de temperatura;
b) Pesquisa da aplicação do proximitor em máquinas rotativas;
c) Escolha de um sistema de aquisição de dados apropriado.
3. Apresentação e discussão sucinta dos principais resultados do período:
a) Estudo do funcionamento do sensor de proximidade (proximitor):
Nessa etapa, através dos conhecimentos em eletromagnetismo e da revisão bibliográfica, estudou-se o princípio de operação do sensor baseado em correntes de Eddy, também conhecido como proximitor, com o objetivo de compreender como os mesmos atuam nas instalações das unidades geradoras. Como esse sensor possuí saída analógica, foi necessário verificar como se comporta a mesma, que depende da distância, do raio do sensor e do tipo de condutor alvo. Além disso, a temperatura também é um fator determinante na resposta do proximitor. A figura 1 ilustra como é a saída de tensão em diferentes temperaturas para um modelo específico do sensor da fabricante Bently Nevada.
Figura 1: Saída de tensão do proximitor série 3300 em função da distância do alvo
(referenciado à 7.87 mV/µm ou 200 mV/mil)
É importante destacar que além da influência da temperatura, existe também a influência da frequência da corrente na bobina e do Efeito Lift-off, que seria um ruído gerado pelo balanço ou flutuação da sonda, decorrente da folga necessária entre a peça a ser medida e a sonda.
b) Pesquisa da aplicação do proximitor em máquinas rotativas:
Essa etapa foi destinada especificamente na busca do uso do sensor em estudo no monitoramento de máquinas girantes, verificando quais são os parâmetros monitorados em cada tipo de aplicação. Entre as aplicações estudadas, destacam-se: