OI PSICOSOCIAL
Coca Cola
1.1) Histórico da empresa
O produto Coca-Cola foi inventado em Colombus, Geórgia no ano de 1886 por John Styth Pembertom, um farmacêutico. Em 1891 vendeu a formula para o também farmacêutico Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$2300. A marca Coca-Cola veio a ser registrada oficialmente em 31 de janeiro de 1893.
Em 1895, a Coca-Cola já era vendida em todos os estados e territórios americanos. Por volta de 1903 a Coca-Cola atinge uma marca de 300 milhões de copos vendidos. O pai de Robert Woodruff comprou a empresa de Candler em 1918, juntamente com outros investidores, e Robert assumiu a presidência cinco anos depois.
A Coca-Cola chegou informalmente ao Brasil em 1941, por Pernambuco. A produção começou no Recife, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, mas logo se espalhou pela capital pernambucana, com mini-fábricas, Simultaneamente, estendeu-se por toda a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. A primeira fábrica "de verdade" do país foi instalada na então capital brasileira, o Rio de Janeiro (até 1960). O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos Coca-Cola no mundo, ficando atrás de China, México e Estados Unidos.
1.2) Tempo de mercado
O produto Coca-Cola existe a cerca de 128 anos, mas a marca Coca-Cola tem em torno de 121 anos. E no Brasil a Coca Cola existe a cerca de 73 anos.
1.3) Porte e setor de atividades
A Coca Cola atua desde setor primário ao terciário, sendo uma empresa de grande porte com faturamento de R$ 17,7 bilhões (últimos dados disponíveis, 2010) até atividades produtivas envolvidas com a agricultura, produção de bens e prestação de serviços a comércios.
1.4) Principais produtos e serviços
A Coca Cola começou com uns dos refrigerantes mais populares do mundo, com a popularidade e a garantia de bom serviço, a Coca Cola procurou satisfazer necessidades e desejos de seus consumidores e assim expandiu seus produtos. Dentre eles destacam se:
* Água mineral Crystal
* Isotônico