termometro
LARISSA SILVEIRA DA ROCHA
AVALIAÇÃO 2 - DE FÍSICA
TERMÔMETROS
Professora: Jamides
Novo Hamburgo, Maio de 2015.
Introdução
A palavra termômetro se originou do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede a temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim medir seu valor.
Contudo, é preciso cuidar de escolher o termômetro próprio para que se condiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.
Desenvolvimento
Alguns tipos de termômetros:
1. O tipo de termômetro mais comum é o termômetro clínico utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34ºC e 43ºC que são consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura considerada normal do nosso corpo é 36,5ºC.
2. Mais moderno que o termômetro clínico são os termômetros de cristal líquido também utilizados para a medida da temperatura do corpo humano. São pequenas faixas plásticas transparentes com pequenos retângulos que contêm um cristal líquido que entram em contato com o corpo e, conforme valor da temperatura, o cristal no seu interior, muda de cor. Os especialistas dizem que não são muito confiáveis.
3. Da mesma