Termoformagem
Eduardo
Ederson
José Roberto
Ligia de Souza
Luis Ricardo
Extrusão
29 de Janeiro
São Bernardo do Campo, 2013.
Título:
TERMOFORMAGEM
São Bernardo do Campo, 2013.
Sumário:
Objetivo
O processo de Termoformagem
Termoformagem vs. Injeção
Alimentação
Aquecimento
Moldagem
Extração
Materiais
Aplicações
Conclusão
Referências
Objetivo: Conhecer o processo de termoformagem e seus principais princípios, de funcionamento e materiais.
O processo de Termoformagem:
O método de moldagem de moldagem de termoplásticos por termoformagem a vácuo, consiste em presar uma chapa de plástico aquecido, criar um vácuo atmosférico com o objetivo de conformar ou moldar a chapa para a produção de produtos, sendo possível fabricar peças de grandes áreas ou várias por ciclo. Hoje é possível projetar produtos com grande complexidade, pode substituir muitos produtos que são feitos em equipamentos caros e pesados e que é necessário pelo método de injeção. Quanto maior a área do produto maior será o custo e a dificuldade no caso de termoformagem isso é uma grande vantagem, pode ser usada para grandes produções devido a possibilidade de muitas cavidades moldando em um único ciclo.
A peça termoformada pode ser cortada para eliminar bordas desnecessárias ,decorada e/ou convertida em artigos para diferentes aplicações .Cada etapa do processo de termoformagem é vital na determinação da qualidade do produto final. Devem ser monitorados tanto a qualidade da lâmina utilizada, quanto os parâmetros de aquecimento, moldagem e esfriamento, para obtenção de peças de alta qualidade. A qualidade das estará dada pela uniformidade na espessura da parede, a aparência superficial, cor e aceitáveis propriedades físicas na aplicação final.
A termoformagem pode atingir uma ampla gama de espessuras desde as medidas finas utilizadas em containeres de alimentos até lâminas mais grosas utilizadas na fabricação de interiores de geladeiras. O tamanho, desenho, e otipo de peça,