Termodinâmica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DARLOS HENRIQUE SOUSA ARAÚJO
RÔMULO DO CARMO NASCIMENTO
PEDRO LUCAS ASSIS CALIXTO
RODRIGO MENEZES PEREIRA
EWERTON ALVES CALAZANS
FABRÍCIO OLIVEIRA
MARCOS HEBERTH
BRASÍLIA-DF
2011
DARLOS HENRIQUE SOUSA ARAÚJO
RÔMULO DO CARMO NASCIMENTO
PEDRO LUCAS ASSIS CALIXTO
RODRIGO MENEZES PEREIRA
EWERTON ALVES CALAZANS
FABRÍCIO OLIVEIRA
MARCOS HEBERTH
1ª Lei da Termodinâmica
Chamamos de 1ª Lei da Termodinâmica, o princípio da conservação de energia aplicada à termodinâmica, o que torna possível prever o comportamento de um sistema gasoso ao sofrer uma transformação termodinâmica.
Analisando o princípio da conservação de energia ao contexto da termodinâmica:
Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra, como trabalho, ou ambas as situações simultaneamente, então, ao receber uma quantidade Q de calor, esta poderá realizar um trabalho [pic] e aumentar a energia interna do sistema ΔU, ou seja, expressando matematicamente:
[pic]
Calor e Calorimetria
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor.
Calor é a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.
A unidade mais utilizada para o calor é caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule (J). Uma caloria equivale a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um grama de água pura, sob pressão normal, de 14,5°C para 15,5°C.
A relação entre a caloria e o joule é dada por:
1 cal =