Resumo dpp cap 1 e 2
1. Introdução
Este capítulo tem o objetivo de levantar reflexões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, mas não tem pretensão de impor uma visão de mundo.
2. Visão de mundo
As formas de perceber o mundo podem variar de uma pessoa para outra.
A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente e projetar e predizer o futuro. Projetar e predizer o futuro se difere no ponto que para projetar você se fundamenta em dados históricos e para predizer em considerações subjetivas, como, por exemplo, a intuição.
Cada um de nós tem sua própria visão do mundo que exerce grande impacto sobre a nossa forma de agir. Essa visão é necessária para dar direção ao nosso comportamento e nos auxiliar a estabelecer algum grau de previsibilidade para a nossa vida. A visão diferenciada de mundo faz com que existam diferentes pontos de vista e opiniões.
Tipos de visão do mundo
No passado a visão do mundo era linear e hierárquica, já no mundo contemporâneo a visão do mundo esta se tornando orgânica e holística. Quando falamos orgânica estamos referindo a órgão ou qualquer corpo organizado de matéria viva.
Visão linear e hierárquica
A explicação é clássica e orientada pelo paradigma Newtoniano-Cartesiano. Ela se fundamenta no pensamento de Sir Isaac Newton e tem referencia a base filosófica desenvolvida por René Descartes, que desenvolveu o método do pensamento analítico moderno, cuja característica é a fragmentação de um fenômeno em partes para melhor compreendê-lo.
Visão Sistemática ou Holística
O século XX viu nascer um debate de natureza voltada para pesquisa, conhecimento sobre a capacidade de discernimento das dimensões das relações sociais. Para essa visão a ciência cartesiana erra ao dar ênfase às partes, ela prende-se a uma visão de mundo mecanicista, reducionista ou atomística. Já a visão sistemática ou holística propõe como alternativa uma visão de mundo que o entenda