Termodinâmica
TERMODINÂMICA APLICADA
CAPÍTULO I – ALGUNS COMENTÁRIOS PRELIMINARES
Este capítulo tem o intuito de apresentar uma boa descrição de equipamentos importantes onde são aplicados os estudos de termodinâmica voltados ao programa que nesta disciplina será desenvolvido.
1.1 – Instalação simples de uma central termoelétrica
O fluído que circula, na instalação gerando trabalho, é a água (fluído de trabalho).
A água é aquecida passando a vapor no gerador de vapor, que se expande na turbina acionando um gerador elétrico onde perde pressão indo ao condensador e novamente é liquefeita e succionada por uma bomba que aumenta a pressão de água levando novamente ao gerador de vapor e recomeça o ciclo.
1.2 – Célula Combustível
A célula de combustível é um dispositivo que dispensa o gerador de vapor, a bomba, a turbina e o condensador. Nesta célula o hidrogênio e o oxigênio reagem para formar água através de uma
2 membrana de troca de íons, onde os elétrons do hidrogênio fluem através do circuito externo e os íons através da membrana para o cátodo provocando na formação da água uma diferença de potencial entre o ânodo e o cátodo que é o trabalho.
1.3 – Ciclo de refrigeração por compressão de vapor
O refrigerante entra no compressor, conforme figura abaixo, como vapor ligeiramente superaquecido a baixa pressão e sai em alta pressão passando pelo condensador onde é condensado transferindo calor para a água de refrigeração ou para o meio. Quando o líquido passa pela válvula de expansão provoca a evaporação instantânea de parte do líquido perdendo pressão. A mistura de líquido e vapor é conduzida ao evaporador onde, a parte líquida, é vaporizada e então o vapor é conduzido novamente ao compressor, recomeçando o ciclo.
Numa geladeira o compressor e o condensador estão na parte traseira enquanto que a válvula de expansão e o evaporador na maioria dos refrigeradores envolvem o congelador. 1.4 – Refrigerador termoelétrico
Este refrigerador