Termodinâmica
Corrente convencional: Corrente imaginária, porém, equivalente á corrente real.
Intensidade da corrente: A intensidade da corrente nos informa sobre a quantidade de carga que passa na secção por unidade de tempo.
Corrente contínua e corrente alternada: Corrente alternada é aquela que muda periodicamente de sentido (corrente dos fios de cobre das casas). Corrente contínua é aquela que permanece sempre em mesmo sentido (pilhas, baterias de carros, etc.). OBS.: Retificadores transformam as correntes alternadas em correntes contínuas.
Pilha Seca: Para obter-se uma voltagem mais elevada entre as pilhas, ligamos as mesmas em série. (1,5V valem a pilha)
Bateria de automóveis: São feitas ligações em série de pilhas secas um tanto singulares. Essas pilhas têm uma voltagem maior pelo fato se serem placas de chumbo mergulhadas em ácido sulfúrico. Isso aumenta em 0,5V o valor de carga da pilha que equivale por tanto á 2,0V.
Circuito elétrico simples: São ligações feitas a partir de pilhas (ou bateria) com a ajuda de um fio condutor do pólo negativo ao positivo. A corrente passa de um pólo á outro até que a “travessia” do circuito seja completa. Quando uma corrente elétrica passa por um aparelho, há uma variação na energia dessa corrente, mas sua intensidade não se modifica.
O que é resistência elétrica: Quanto maior for o valor da resistência, maior será a oposição que o condutor oferecerá á passagem da corrente. A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. Quanto mais fino o fio