Termodinamica
1. INTRODUÇÃO 4
º MODELO DE RAOULT 5
º MODELO DE MARGULES 5
º MODELO DE WILSON 6
2. OBJETIVO 7
3. MÉTODOS 7
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 9
5. CONCLUSÃO 13
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
Equilíbrio é uma condição estática na qual não ocorrem variações das propriedades macroscópicas de um sistema com o tempo. Isso implica uma igualdade de todos os potenciais que podem causar mudanças. Na prática da engenharia, a hipótese de equilíbrio é justificada quando ela leva a resultados com precisão satisfatória. Por exemplo, no refervedor de uma coluna de destilação, o equilíbrio entre as fases líquida e vapor é normalmente admitido.
Para taxas de vaporização diferentes de zero isso é uma aproximação, porém não introduz erros significativos nos cálculos de engenharia.
Um sistema isolado, constituído de fases líquida e vapor em contato direto, após um certo tempo atinge um estado final no qual não há tendência para ocorrerem mudanças em seu interior. A temperatura, a pressão e a composição das fases atingem valores finais que a partir daí permanecem fixos. O sistema está em equilíbrio. No entanto, no nível macroscópico, as condições não são estáticas. As moléculas que constituem uma fase em um dado instante não são as mesmas que mais tarde ocuparão essa mesma fase.
Moléculas com velocidades suficientemente altas posicionadas na proximidade da interface superam as forças superficiais e passam para a outra fase.
Contudo, a taxa média de passagem das moléculas é a mesma nas duas direções, não havendo então transferência líquida de matéria entre as fases.
Comportamento qualitativo do ELV:
O equilíbrio líquido/vapor (ELV) é o estado de coexistência das fases líquida e vapor. Em relação a comportamento qualitativo, limita-se a análise de sistemas constituídos por duas espécies químicas, porque sistemas com maior complexidade não podem ser adequadamente representados graficamente.
Modelos simples para o