Saída de Campo
A disciplina de Saída de Campo I tem como objetivo principal utilizar os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula no campo de atuação do turismo e hotelaria. A disciplina possibilita a nós alunos o contato direto com o mercado, para nos ampliar a visão de gestor e desenvolver conhecimento empírico.
O espaço visitado foi o Eco-Resort Vila Ventura, no qual passamos um sábado aprendendo sobre sua estrutura e objetivos gerais, analisando e desfrutando de suas dependências.
Neste relatório explicarei o funcionamento deste eco-resort pelo que foi me passado e por mim entendido pelos responsáveis do Vila Ventura, assim como minhas opiniões a respeito do estabelecimento visitado com base nas teorias vistas e o conhecimento por mim adquirido no curso de Gestão de Turismo até então.
Isso tudo, citando como funciona sua organização e espaços, levando em consideração a base teórica e citando-as, juntamente com meu relato crítico, e por fim conclusões desta saída de campo.
2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO E A ORGANIZAÇÃO VISITADOS
Com a caracterização do espaço e a organização buscarei descrever os espaços físicos do estabelecimento, bem como sua organização em setores.
O eco resort Vila Ventura localiza-se na estrada Manoel Santana, nº 625, Bairro Espigão, na cidade de Viamão, do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, a 25 km de Porto Alegre.
Área adquirida inicialmente como residência e para eventos familiares na década de 90 pelo empresário Samuel da Silveira, após dez anos, seu proprietário resolveu investir na mesma, como forma de serviço no ramo de hotelaria para eventos corporativos.
Pela missão de fornecer serviços de hotelaria, visão de ser reconhecido pelos serviços de hotelaria e desenvolvimento pessoal sem deixar de lado os valores como a ética, respeito, bom humor, e as relações horizontais, é caracterizado o Vila Ventura segundo Samuel da Silveira.
O empreendimento tem destacada a preocupação ambiental e sustentável, como exemplos citam