Saida de campo
Apresentamos uma atividade de campo elaborada para formar cidadão consciente e orientado para a perspectiva do desenvolvimento sustentável, da equidade social e, principalmente da transformação de atitudes.
A busca pela sensibilização e consequente conscientização ecológica é hoje um grande desafio para educação ambiental.
Considerando as interfaces ambientais e sociais desta problemática, acreditamos ser possível alcançá-las por meio da aula campo e/ou visitas orientadas, pois estes recursos metodológicos de ensino aprendizagem vêm sendo valorizado na geografia escolar para despertar maior interesse dos alunos pela aprendizagem espacial.
É possível através dela a exposição de conteúdos de maneira rápida, informal, lúdica e eficiente, pois é mais fácil aprender os conhecimentos e reter as informações que podem ser visualizadas. É uma forma de lazer e entretenimento que permitem um espaço adequado para a educação e informação.
2. REGISTROS E AVALIAÇÕES
Os objetivos específicos do planejamento foram:
• Conhecer in loco como deve ser a preservação das matas ciliares;
• Perceber a importância do solo e os cuidados que devemos ter com o mesmo;
• Despejo inadequado do lixo em áreas potencialmente degradáveis.
• Identificar os impactos ambientais decorrentes da poluição em uma área preservada. (Contaminação das nascentes).
A saído campo elaborada no presente trabalho é direcionada para os estudantes do 2° ano do ensino médio. Planejamos essa atividade de campo com base no Projeto Ambiental da Escola Estadual, com Orientações Curriculares da Educação Básica Estadual. Documento que tem como objetivo facilitar o processo de ensino aprendizagem em nossas escolas a partir do ano letivo de 2013.
No âmbito deste tema focamos as seguintes expectativas de aprendizagem:
I.