Saída de campo Gramado
O trabalho a seguir é um relatório de uma saída decampo realizada no dia 22 de novembro para as cidades de Gramado e Canela. A viagem teve o propósito de conhecer alguns dos pontos turísticos mais movimentados da cidade, analisar o trabalho e o tratamento dos funcionários, observar as atitudes dos turistas, os elementos paisagísticos do município e a relação turista, morador e trabalhador. Na atualidade, Gramado é considerado uma cidade turística. São feitos muitos planejamentos na cidade para atrair os turísticas e estes retornam aumentando a economia do município. Por ser uma cidade turística, Gramado apresenta algumas peculiaridades diferentes em relação às outras cidades do Rio Grande do Sul. Pode se destacar a arquitetura europeia, trazida pelos alemães e italianos, presentes em todas as casas; a ausência de sinaleiras e várias faixas de seguranças que são seriamente respeitadas; ausência de cercas elétricas já que a cidade é julgada como segura pelos próprios moradores; nota-se que mesmo com a grande quantidade de turistas, a cidade é bem limpa e cuidada; o município é conhecido pelas lojas e fábricas de chocolate, pelos diversos museus, pelos fondues salgados e doces, pelas hortências já que a cidade é localizada na região das Hortências. Nas épocas como março e setembro, a cidade recebe um número absurdamente baixíssimo em relação aos outros meses do ano. Pode-se dizer que a cidade é única, por causa de suas características, o que atrai milhares de turistas no verão, na páscoa, no natal e no festival de cinema.
2. DESENVOLVIMENTO
No dia 22 de novembro realizamos uma saída de campo para as cidades de Gramado e Canela, a saída foi uma atividade realizada pelas professora de Geografia do Turismo e Fundamentos do Turismo, com o intuito de observarmos o local de acordo com os princípios e teorias observados em aula.
Chegamos em Gramado por volta das 11:00 hrs da manhã do sábado, seguimos direto para a loja de chocolates “Florybal” (ver figura