termodinamica
A Primeira Lei da Termodinâmica é fundamentada no Princípio da Conservação de Energia que diz:
"A energia não pode ser criada nem destruída apenas transformada de uma forma em outra, ou seja, a quantidade de energia total permanece constante".
A Primeira Lei da Termodinâmica estabelece que a energia total do sistema é constante, portanto, se durante a conversão de energia, alguma quantidade não for encontrada é porque foi transformada em outro tipo de energia e deverá aparecer em algum lugar.
Quando flui calor para um sistema ou de um sistema, esse sistema está ganhando ou cedendo uma quantidade de energia igual a quantidade de calor transferido.
A Primeira Lei também determina que se, um sistema receber energia na forma de calor (Q), pode utilizar essa energia para aumentar sua energia interna (U) e/ou para realizar trabalho (T) sobre o meio externo.
Vamos falar das usinas termelétricas
São diversos os tipos de usinas termelétricas, em geral elas são divididas em função do material que é utilizado como combustível. Geralmente usinas termelétricas que possuem como fonte de energia a queima de biomassa, carvão mineral, gás natural ou em casos especiais temos reatores nucleares servindo de gerador de calor para geração de vapor, esse último tipo também recebe o nome de usina termonuclear.
As usinas termelétricas apresentam diversas vantagens e em relação às demais usinas de geração de energia. Como principal vantagem é destacada a facilidade de construir usinas termelétricas nas mais diversas localidades, dessa forma, uma usina termelétrica pode ser instalada próxima a grandes centros consumidores, evitando assim custos de transmissão de energia por longas distâncias.
Contudo uma das desvantagens das usinas termelétricas está associada a fatores ambientais, visto que seu sistema de geração de energia é baseado na queima de combustível. Diversos equipamentos para controle de emissão de poluentes na atmosfera devem ser instalados e