termodinamica
Maio de 2011
Termodinâmica
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado e o trabalho realizado num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.
Atualmente a termodinâmica fornece conceitos e métodos essenciais para detectar questões criticas para o século XXI, tais como o uso de combustíveis fosseis de forma mais eficaz ou apoio a tecnologias envolvendo energia renovável e o desenvolvimento de mais combustíveis eficientes para o meios de transporte. Também são criticas as questões referentes às emissões de gases de efeito estufa e à poluição de ar e da água.
A termodinâmica é simultaneamente um ramo da física e das ciências da engenharia. O cientista está normalmente interessado em obter uma compreensão básica do comportamento físico e químico de quantidades fixas de matéria em repouso, e utiliza os princípios da termodinâmica para relacionar as propriedades da matéria. Os engenheiros estão geralmente interessados em estudar sistemas e como eles interagem com as sua vizinhança. Assim, para facilitar, a termodinâmica abrange o estudo de sistemas que admitem fluxos de massa, incluindo bioengenharia e sistema biomédicos.
Usando Termodinâmica na Arquitetura
Os Arquitetos utilizam os princípios extraídos da termodinâmica e de outras ciências da engenharia, tais como mecânica de fluidos e a transmissão de calor e massa, para analisar e projetar sistemas com o objetivo de atender ás necessidades humanas. Os Arquitetos buscam obter projetos otimizados e de melhor desempenho, medido por fatores como o aumento na produção de algum produto desejado, uma redução na demanda de um produto escasso, uma diminuição nos cursos totais ou menor impacto