termo
Instituto de Física Armando Dias Tavares
Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica
Laboratório de Introdução a Termodinâmica
1o Experimento
Autores: Ana Beatriz Vaz Cleovan José João Pedro Otavio Alexander Vianna Roriz
Realizado em 04/2015
1. Objetivo
Determinar a massa específica de uma substância pelo método geométrico e pelo método de deslocamento de fluido.
2. Introdução teórica
Vamos considerar uma porção de uma determinada substância homogênea (todos os pontos dessa substância apresentam as mesmas propriedades) e maciça. Essa porção possui massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seu volume tem sempre um mesmo valor. A esse valor constante chamamos de massa específica (µ).
Sendo assim, a massa específica é característica de cada substância e pode ser definida como sendo a razão entre a massa e o volume correspondente. Massa específica é representada pela equação: µ =
Vamos agora considerar um corpo de massa m e volume V que pode ser heterogêneo ou oco:
Esse corpo possui uma massa m e um volume V, que inclui a parte vazia (oca). Dessa forma, podemos definir densidade como:
No sistema internacional de unidades SI, a massa está em kg e o volume em m3, portanto a massa específica é dada em kg/m3.
3. Lista de materiais
Quantidade
Material
5
Amostras hexagonais de Latão
5
Amostras Cilíndricas de Latão
5
Amostras Cilíndricas de Ferro
1
Régua Milimétrica
1
Balança digital
1
Béquer
100 cm
Linha
200ml
Água
4. Procedimentos experimentais
Primeiramente, nós medimos a massa (com a balança digital), altura e diâmetro (com a régua milimétrica) das amostras cilíndricas. Logo depois, medimos a massa (com a balança digital), altura e aresta (com a régua milimétrica) das amostras hexagonais. Em seguida, enchemos o béquer com 170 ml de água e inserimos no seu interior com a ajuda da linha cada amostra para medir a variação da