Administra O Da Produ O
Atividade Prática Supervisionada
2º BIMESTRE
1. Estudos de Tempos e Métodos
1.1. Tempos
O estudo de tempo é a análise que se faz de um trabalho, com objetivo de determinar o tempo que um operador qualificado e seu processo, trabalhando a um ritmo ou velocidade normal, levam para realizar uma tarefa (trabalho repetitivo), utilizando um método definido e previsto.
As principais finalidades para os Estudos de Tempo são:
- Estabelecer padrões de produção;
- Fornecer dados para a determinação de custos padrões;
- Fornecer dados para balanceamento de linhas de produção. Os tempos padrões de produção servem como uma referência futura, para avaliar o desempenho de um determinado produto de produção. Desta forma, define-se o processo e se realiza a cronometragem preliminar para se obter os dados necessários à determinação de um número necessário de cronometragem ou ciclo. E assim é definido o tempo médio (TM). O estudo deve ainda avaliar o fator de ritmo ou velocidade da operação, tempo normal (TN), tolerância para fadiga e para necessidades pessoais. Após, recomenda-se colocar todos os dados obtidos em um gráfico de controle para analisar sua qualidade. E por fim determina-se o tempo padrão da operação.
2. Métodos
É a aplicação dos dados e a análise para determinar o melhor processo para produzir um produto e/ou serviço. Passa por determinações e segue para:
- Definição do problema;
- Análise do problema;
- Pesquisa de possíveis soluções;
- Análise das possíveis soluções;
- Recomendações para a ação.
3. Layout É o planejamento do local onde serão definidas todas as instalações, máquinas, equipamentos, pessoal, etc... O estudo de Layout pode ser aplicado em todos os setores produtivos.
3.1. Objetivo
- Determinar e facilitar a disposição dos centros de atividade econômica em uma unidade de produção;
- Facilitar o fluxo de materiais e informações;
- Aumentar a eficiência da mão de obra e