termo
Curso de Engenharia de Produção
Engenharia Térmica I
André Silva de Oliveira
Trabalho realizado como parte dos requisitos para obtenção da nota de grau A da Disciplina de Engenharia Térmica I do Curso de Engenharia de Produção
São Leopoldo
2014
Resumo:
Com o intuito de registrar e aprimorar o conhecimento adquirido nas aulas da disciplina de Engenharia Térmica I, será realizada a confecção de uma tabela de medidas caseiras, após esta tabela será aplicada para descrever uma receita fornecida em material fornecido durante as aulas, tendo como referências as normas cabíveis para processos de mensurações e através de métodos comparativos de capacidades de volume.
Palavras-chave: Engenharia, Térmica, Tabelas, Caseira, Receita.
Introdução: Na realização desta tarefa utilizaram-se as seguintes peças: garrafa de 1 litro de água mineral, taça de vinho, xícara de chá, colher de sopa e colher de chá. Serão efetuados ensaios para detectar as capacidades de volumes de cada peça. Tomando como base a capacidade da garrafa de 1 litro de água mineral, desta forma iremos particionar nos menores vasilhames. Será utilizada uma balança de uso culinário.
Metodologia para obtenção das medidas caseiras:
Com a garrafa água mineral com capacidade de um litro (1000 mililitros), por comparação, foi possível realizar um fracionamento de medidas para vasilhames diferentes, tais como: colher de chá, colher de sopa, taça de vinho e xícara de chá. Para esvaziar a garrafa foram necessárias quatro xícaras de chá, desta forma tínhamos ml da garrafa e dividimos por quatro xícaras de chá, logo ml esta é a capacidade de cada xícara de chá. Para definir a capacidade de uma taça de vinho, procedemos com a seguinte observação, foram necessárias 10 taças para esvaziar a garrafa de um litro de água mineral, logo ml é a capacidade de uma taça de vinho.