A formação continuada de professores
GUIOVANE ARAUJO ALVES
Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.
Augusto Cury
RESUMO
O presente estudo bibliográfico analisa a importância da educação continuada para docentes, com a proposta de discutir os pressupostos da formação do professor a fim de que se possa refletir sobre a prática pedagógica de modo a ampliar conhecimentos e promover o desenvolvimento profissional como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. Contextualizar a formação no âmbito do processo de desenvolvimento profissional dos professores decorre do entendimento de que a formação contínua se processa como algo dinâmico, que vai além dos componentes técnicos e operativos normalmente impostos aos professores pelas autoridades competentes, que não levam em conta a dimensão coletiva do trabalho docente e as situações reais enfrentadas por esses profissionais em suas práticas cotidianas. No seu processo de formação, o professor se prepara para dar conta do conjunto de atividades pressupostas ao seu campo profissional. Atualmente, concebe-se essa formação voltada para o desenvolvimento de uma ação educativa reflexiva, capaz de preparar os alunos para a compreensão e transformação positiva e crítica da sociedade em que vive.
Palavras-chave: formação continuada, prática docente, prática reflexiva
1- INTRODUÇÃO
As constantes discussões sobre a construção do conhecimento e a formação do profissional docente constituem-se em uma preocupação que impulsiona um volume considerável de estudos e produções teóricas. Se partirmos do contexto da realidade humana contemporânea, marcada pela complexidade das mudanças