TERMINOLOGIA
Radiografia
Uma radiografia é um filme de raios-X contendo uma imagem processada de uma parte anatômica.
OBS: Quando se diz radiografia, fala-se do filme e da imagem nele contida
Filme
Um filme é um pedaço de material plástico sobre o qual a imagem será fixada.
OBS: Quando se diz “filme” fala-se do filme sem a imagem radiográfica.
Chassi
O chassi é um compartimento (caixa) apropriado para alojar o filme, internamente é revestido pelo ECRAN.
ECRAN:
Funciona como agente emissor de luz visível ao ser iluminado pelos raios x. Geralmente são cobertos com uma resina de proteção sob a camada emissora,existe outra camada, a branca com propriedade refletora.
RADIOTRANSPARENTE:
Diz-se material radiotransparente, todos matérias não resistente a passagem dos raios x, não havendo dificuldades para impressionar o filme, o exemplo são os plásticos, madeira de compensados, isopor e etc.
RADIOPACOS:
São os materiais que oferecem resistência aos raios x, como por exemplo, os metais de maior número atômico (ferro, aço, etc) , e também algumas estruturas como os ossos.
INCIDÊNCIAS:
Incidência é um termo de posicionamento que, por definição, descreve a trajetória do raio central, projetando uma imagem no filme radiográfico.
PLANOS E CORTES
POSIÇÃO ANATÔMICA:
Uma posição de pé aduzidos (abaixados) e retos, palmas para frente com os dedos para baixo. Esta posição especifica do corpo é usada como referência para todos os termos de posicionamento.
O corpo deve ficar o mais ereto possível, e todo o plano frontal deve estar alinhado.
PLANOS SAGITAIS:
Podemos dizer que plano sagital é uma linha imaginária que divide o corpo em duas partes, direita e esquerda. Chama-se sagital por causa da sutura sagital do crânio.
O plano médio-sagital ou plano mediano é um plano sagital que demarca a linha média do corpo, ou seja, divide em partes exatamente iguais em direita e esquerda, por tanto qualquer plano paralelo ao plano