TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM
A EVOLUÇÃO DA SOLDAGEM
A soldagem industrial tem-se desenvolvido de forma acelerada e consistente, fazendo com que as áreas de apoio sejam ágeis para absorver tais desenvolvimentos. Portanto, no setor a cada dia processa-se novos materiais, novos consumíveis, provocando uma verdadeira revolução tecnológica. Estas inovações obrigam os engenheiros especializados no assunto a exaustivos e constantes esforços de atualização.
Este fato ocorre em virtude da atual conjuntura tecnológica e se evidência na soldagem, porque esta, por sua própria natureza, sempre acompanhou de perto os avanços da ciência.
Está claro que se processa uma autêntica revolução tecnológica cuja projeção para o futuro é imprevisível. O Brasil está sendo atingido por esta revolução. Por isso deve-se preparar a nação para absorvê-la e, mais que isto, criar a sua própria tecnologia.
CARACTERIZAÇÃO DE UM PROCESSO DE SOLDAGEM
TERMINOLOGIA
DE
SOLDAGEM
I - TERMINOLOGIA DE SOLDAGEM
Em soldagem, no que se refere à terminologia, é difícil a desvinculação dos termos técnicos da um perfeito entendimento da matéria. língua inglesa. Estes, sempre que possível, serão mencionadas entre parêntesis para permitir
Os termos relacionados a seguir são apenas alguns dos mais usuais. Os termos técnicos em língua inglesa e suas definições são encontradas numa abordagem mais completa na norma AWS A 3.0 (Standard Welding Terms and definitions).
Abertura da raiz (root opening) – Separação na raiz da junta entre duas peças a serem unidas.
Ângulo do Bisel (Bevel Angle) - Ângulo formado entre a borda preparada do componente e um plano perpendicular à superfície do componente.
Ângulo do Chanfro (Groove Angle) - Ângulo integral do chanfro entre as partes a serem unidas por uma solda.
Abertura da raiz, Ângulo do Bisel, Ângulo do Chanfro,