Terminologia da soldagem
Conceito: Região entre duas ou mais peças que serão unidas.
As juntas que usam menos material de adição tem prioridade sobre as outras. Por exemplo, chanfro “X” necessita aproximadamente da metade do material usado em junta “V”.
As juntas de canto devem ser ligeiramente côncavas ou planas a 45° para evitar concentração de tensões e excesso de contração.
As juntas contínuas requerem menos material do que as intermitentes mais pesadas, mas provocam mais contrações, trincas ou deformações. Muitas vezes a junta contínua não é, simplesmente, necessária para efeito de resistência.
As juntas devem ser devidamente preparadas. A sua forma depende da construção, da espessura do material e do processo. A sua representação é normalizada existindo poucas diferenças entre as normas de vários países e entidades.
Um símbolo completo segundo a AWS terá esta aparência
.
Tipos de Junta
Os tipos usuais de junta são: de topo (butt), de ângulo (tee), de canto
(corner), sobreposta (lap) e de aresta (edge).
Topo Ângulo Canto
Aresta Sobre-posta
Soldas em juntas de topo e ângulo podem ser de penetração total (penetração em toda a espessura de um dos componentes da junta) ou parcial. Soldas de penetração total apresentam um melhor comportamento mecânico, contudo, tendem a ser de execução mais difícil. Assim, quando o melhor desempenho destas não for necessário, o usual é se trabalhar com soldas de penetração parcial.
Chanfro
Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a obtenção de uma solda com a penetração desejada. É usado quando a espessura dos componentes da junta impede a obtenção da penetração desejada sem o chanfro. O uso de um chanfro diferente do tipo I (ver abaixo), implica na necessidade de se usar metal de adição. A escolha do tipo de chanfro e suas dimensões dependem de muitos