Terminada
Matricula: 14212080446
Disciplina: Psicologia da Educaçao
RESPOSTAS DA AD2
1) O ego passa por uma crise de acordo com a passagem de cada estagio sendo positiva ou negativa. Identidade x confusão de identidade. A principal tarefa do adolescente é responder “Quem sou eu”? ’’. Durante todo o desenvolvimento, a criança teve uma longa série de identificação e assim foi adquirindo características dos pais, professores e de outras pessoas. Raramente o jovem se identifica com seus pais e rebela-se contra o domínio deles e seu sistema de valores. Para ajudá-los a crescer devemos atribuir-lhes responsabilidade e independência. Intimidade x isolamento Após ter encontrado sua identidade, o jovem se dispõe a fundir sua identidade com a de outros. Ele estará preparado para a intimidade, para entregar-se a ligações de fidelidade. Generatividade x estagnação Criar uma nova geração, cuidar e orientar os mais novos são o generatividade. O adulto precisa sentir-se necessário. Quando isso não acontece, ocorre a estagnação. Integridade x desespero “O adulto que tiver resolvido satisfatoriamente todas as crises anteriores e adquirido o senso de ajuda e solidariedade aos outros, terá atingido a integridade pessoal necessária para encarar a crise final, ou seja, a de sua desintegração e morte”
A desesperança e o temor da morte são o oposto à “integridade do ego que leva ao senso de união com humanidade, à sabedoria e à esperança”.
2) Meninice: Freud diz que o período de latência no desenvolvimento da criança não é um período psicossexual, mas sim uma fase de desejos inconscientes reprimidos. Neste período, a criança já superou o complexo da fase fálica e, embora desejos e impulsos sexuais possam ainda existir, eles são expressos de forma assexuada (amizades, escola, esportes) até o começo da puberdade. Puberdade: De acordo com Freud, na fase genital, a criança mais uma vez volta a sua energia sexual para seus órgãos genitais e, portanto, em