termica
O relatório de atividade prática tem como objetivo ilustrar a modelagem de um ambiente com paredes,pisos,aberturas,entre outros com representação de maneira esquemática sem suas espessuras, apenas determinado suas propriedades após a modelagem do modelo para a simulação computacional através do software Ecotec para obtenção das principais informações relativas ao conforto térmico do recinto
2. DESCRIÇÃO DO AMBIENTE O ambiente em estudo é a sala de aula do CERES em Laguna SC com Norte verdadeiro com 42º de inclinação, sendo um recinto com 12 m de comprimento X 7,9 m de largura, pé direito de 3 m, e aberturas como uma porta de madeira com bandeira fixa em vidro, e janelas em esquadria de alumínio com vidro simples com 2,8 X 1,8 X1,1 m ( comprimento X alturaX peitoril) conforme representado na figura abaixo.
Figura 1 : Planta Baixa do ambiente sala de aula
Figura 2 : Esquema em vista do ambiente sala de aula
O ambiente adotado para se realizar a simulação computacional possui os seguintes materiais, Paredes de alvenaria, pintadas de branco , Tetos com forro de PVC branco , aberturas: No total são 4 janelas e 1 porta, sendo: um porta de acesso , Janela de vidro com esquadrias de alumínio e peitoril em granito. Quanto ao mobiliário, a sala possui carteiras com estrutura em ferro e tampo em madeira laminado e assentos e encostos com estofamento preto.
Figura 3 : Representação do ambiente em modelo computacional – Ecotec
3 IMAGENS DO MODELO DIGITAL COM FREQUENCIA DE INSOLAÇÃO
A visualização da incidência solar na carta solar ao longo do ano é um recurso utilizado para identificar a necessidade de sombreamento no ambiente. O programa Ecotec Analysis possui a seguinte ferramenta que possibilita a visualização da trajetória e da porção de céu visível a fim de verificar o grau de incidência solar ao longo do ano dentro do ambiente aplicando o cálculo de sombreamento para o modelo.
Figura 4