Termalismo
A história da água como um agente terapêutico começa na pré-história. O homem observava que os animais feridos que bebiam a água das fontes com cheiros e sabores diferentes melhoravam rapidamente.
No princípio, a água era considerada como sagrada, como local de adoração. A doença era um castigo enviado por Deus, a cura era obtida pela ingestão da água que vinha do interior da terra.
Virtudes do Termalismo
São várias as razões que justificam a prática do Termalismo, destacando-se as mais importantes:
A água mineral natural tem um efeito imuno-regulador: depois do tratamento termal o nosso sistema imunitário reorganiza-se levando ao aumento das nossas defesas naturais, aumento esse que se prolonga pelo tempo. Assim, a prática termal não se restringe à permanência das termas mas sim tem benefícios evidentes ao longo do ano.
A água mineral natural sulfúrea (com elevado teor de enxofre) possui propriedades anti-inflamatórias, o que traz benefícios para o alívio de virtualmente todas as patologias. Tem também propriedades mucolíticas, o que favorece particularmente a melhoria ou cura de patologias do foro respiratório.O Termalismo é um tratamento totalmente natural.
O uso das Águas Minerais para tratamento de saúde é um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego. Foi descrita por Heródoto (450 a.C.), autor da primeira publicação científica termal.
Termalismo é o conjunto de relações e vantagens que derivam de deslocação e permanência de pessoas nas estâncias termais, com o fim de obterem melhores condições de saúde, ou evitarem sua degradação, mediante a utilização de fatores e meios terapêuticos. Já é prática médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Além disso, sempre exerceu forte fascínio sobre o homem, sendo a mais antiga opção natural de saúde, bem-estar e prazer.
O homem pré-histórico já utilizava as águas para curar seus ferimentos ou então aliviá-lo das dores.