Termalismo Portugues
O turismo em Portugal registou ao longo dos tempos uma grande evolução e consolidação. Ao fazermos esse registo histórico teremos de englobar todos os fatores potenciadores dessa evolução e desenvolvimento, social, cultural e económico.
O nosso grupo de trabalho pretende fazer uma viagem no tempo, e analisar uma das mais antigas modalidades turísticas, o termalismo.
Da génese nos banhos gregos, à sofisticação dos banhos romanos, quando se inicia a utilização de terapêuticas das águas termais, e onde o espaço termal é visto como estando ligado à saúde, em reabilitação, na prevenção e no relaxamento. Paralelamente às suas características de espaço de bem-estar, também o termalismo está associado à vida e relacionamento social.
O termalismo em Portugal também sofreu oscilações e sobressaltos no seu percurso, o período do nascimento e desenvolvimento das termas, seguindo uma época de abandono e degradação das mesmas até ao surgimento de uma nova esperança de dinâmica termal, onde o conceito de bem-estar volta a estar estrategicamente ligado ao desenvolvimento do turismo no nosso país.
Neste trabalho iremos fazer esse percurso temporal do termalismo nos dois últimos séculos, iremos também abordar os banhos e estâncias balneares assim como a conjetura económica e social desse período.
Palavras-Chave: Turismo; Termalismo; Estâncias Termais; Banhos
Abstract
Tourism in Portugal has displayed over time a great evolution and consolidation. During our survey of its historical record we will encompass all the contributing factors to this evolution as well as social, cultural and economic development.
Our work group intends to make a trip back in time, and analyze one of the oldest tourism modalities, hydrotherapy.
During the genesis of the Greek baths, and sophistication of the Roman baths when the use of therapeutic thermal waters is initiated, the spa was a space connected to health, rehabilitation, prevention and