aGUAS TERMAIS
As águas termais são águas puras que, pelas suas características, composição e temperatura, se tornam especialmente eficazes no tratamento de doenças.
Os romanos foram os primeiros a descobrir as qualidades terapêuticas destas “águas quentes, tirando delas partido nos banhos públicos.
Hoje, o termalismo está ao lado da medicina, havendo cada vez mais pessoas a aproveitar uma estadia nas termas para cuidar do corpo e do espírito.
Da Roma Antiga, ate aos dias de hoje
A palavra “termas” deriva do termo latino “thermae” que, para os romanos, designava os banhos públicos.
Por todo o Império Romano existiam grandes edifícios destinados a estes banhos, onde não só se tratava da higiene mas também se podia conviver e aprender. Muitas vezes, havia perto destas termas bibliotecas, jardins e até salas onde se declamava poesia...
O que define as “nascentes” e as “águas termais”
As nascentes termais são nascentes de água a temperaturas elevadas que podem ter origem vulcânica ou provir de águas superficiais que, ao infiltrarem-se, são sobreaquecidas em consequência do aumento da temperatura.
Por norma, designa-se “água termal” a água mineral natural cuja temperatura de emergência é 4º C mais elevada do que a temperatura média anual do local onde emerge (ou seja, imaginemos que a temperatura média anual de um local é 22º C. Para ser considerada termal, uma água que aí nasça deve ter uma temperatura de, pelo menos, 26º C.).
Já a água termomineral, além de ter uma temperatura de emergência 4º C mais elevada que a temperatura média anual do local onde nasce, caracteriza-se por possuir também um alto teor de sais minerais.
De acordo com a classificação adoptada pelo Instituto Português de Hidrologia, uma água termal é uma água cuja temperatura de emergência se situa entre os 35 e os 45ºC.
Patologias e tratamentos Patologias e tratamentos
Na lista das patologias que mais beneficiam de um tratamento com as águas termais estão, entre outros,os