Terceiro Setor
- Segundo autores, terceiro setor pode ser: organizações não-lucrativas e não-governamentais; instituições de caridade; atividades filantrópicas; ações solidárias; ações voluntárias; atividades pontuais e informais.
- O terceiro setor é uma contraposiçao ao Estado e ao Mercado de acordo com os autores, à sociedade civil. Sendo assim, é o conjunto de organizações não completamente formais da sociedade civil.
- A sociedade civil está desenvolvendo atividades antes atribuídas ao Estado. O neoliberalismo está reformando o Estado , mas os setores progressistas estariam dando a resposta na sociedade civil.
- A denominação “terceiro setor” se explicaria, para diferenciá-lo do Estado (Primeiro Setor) e do setor privado (Segundo Setor). Ambos não estariam conseguindo responder às demandas sociais: o primeiro, pela ineficiência; o segundo, porque faz parte da sua natureza visar o lucro.
- Montãno deixa claro a importância do papel ideológico que o "terceiro setor" cumpre na implementação das políticas neoliberais e a sua sintonia com o processo de reestruturação do capital pós 70. Ou seja, flexibilização das relações de trabalho, afastamento do Estado das responsabilidades sociais e da regulação social entre capital e trabalho. No entanto, o Estado, permanece como instrumento de consolidação “hegemônica do capital mediante seu papel central no processo de desregulação e (contra) reforma estatal, na reestruturação produtiva, na flexibilização produtiva e comercial, no financiamento ao capital, particularmente financeiro” (2002:17).
- O “terceiro setor” que, aparentemente, pode parecer um espaço de participação da sociedade, representa a fragmentação das políticas sociais e, por conseguinte, das lutas dos movimentos sociais. Neste sentido, como vimos pela Reforma do Estado, levada a cabo por Bresser Pereira, o “terceiro setor” é colocado num patamar de