Terceirização, Coaching e Mentoring
1) O que não é terceirização?
Usá-la como desculpa para desobrigar a empresa de encargos sociais e legais ou reduzi-los; usá-la para produzir benefícios concedidos ás pessoas da organização; demissão; redução salarial.
2) Comente as caraterísticas da terceirização?
Processo de interferência externa: a busca pela solução de problemas de gestão internos em empresas especializadas externas.
Funções de apoio: onde a terceirização age apenas nas funções que não influenciam diretamente o negócio central da empresa.
Continuidade: as funções passadas às empresas contratadas continuam a existir na empresa contratante, sem estar sob sua execução direta.
Supervisão: a contratante continua a supervisionar a execução terceirizados, sendo-lhe assegurado o direito de romper contrato com a contratada em caso de má gestão.
Qualidade: Buscar sempre contratar empresas de outsourcing que oferecem qualidade.
3) O que é coaching?
Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionando à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que pode ser comparado à um técnico e seu atleta, só que esse técnico não atua no jogo, mas sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta.
O coaching, ainda, contribui para o aprendizado, tomada de decisões, planejamento de ação, definição de tarefa, etc.
4) Qual a diferença entre mentoring e coaching? Aponte as principais diferenças. Coaching: foco no aprendizado imediato; foco na tarefa; tentativa e erro como características; crescimento profissional como objetivo; relação de autoridade perceptível; relacionamento formal de curto prazo; relacionamento pessoal limitado. Mentoring: foco na pessoa; foco na ação global; tentativa e erro pouco perceptível;