terceira instruc ao
MR GRANDE LOJA MAÇONICA DO DISTRITO FEDERAL
TRABALHO SOBRE A TERCEIRA INSTRUÇÃO
Brasília, 18 de março de 2015 E V
Ir Ricardo Carvalho da Costa
A Terceira Instrução mostra que entre nós tem um culto que esse culto é um segredo que é a Maçonaria.
Nos revela que a Maçonaria é uma associação de homens escolhidos cuja doutrina tem por base o G:.A:.D:.U:., que é Deus; como regra, a Lei Natural; por causa, a Verdade, a Liberdade e a Lei Moral; por princípio, a Igualdade, a Fraternidade e a Caridade; por frutos, a virtude, a sociabilidade e progresso; por fim, a felicidade dos povos.”
A instrução mostra quais são nossos deveres como Maçom: “Honrar e venerar o Grande Arquiteto do Universo, a quem deve agradecer as boas ações que pratica para com o próximo e os bens que lhe couberem na partilha; tratar todos os homens, sem distinção de classe e de raça, como seus iguais e irmãos; combater a ambição, o orgulho, o erro e os preconceitos; ...", após essa leitura, comecei a refletir imaginando o nosso sistema capitalista, que tem como base a livre iniciativa, a propriedade privada e livre concorrência e que à competição, apesar de trazer mazelas à sociedade, possui também alguns positivos a serem observados. Refiro-me ao sentido de dar propulsão à evolução do homem, como individuo que necessita de aperfeiçoamento pessoal para a superação de suas dificuldades e consequentemente, crescimento qualitativo indireto da vida coletiva. Se você não se esforça, fisicamente e mentalmente, acaba por sucumbir. Desumano ou não esse é nosso sistema. Por isso o Maçom que cumpri todos seus deveres vencerá os obstáculos e o leva a fazer o bem, mesmo com risco de sua vida, sem espera outra recompensa que não a tranquilidade de consciência.
Em seguida a instrução mostra como nós Maçom nos identificamos ou reconhecemos que é pelo S:., T:. e P:., esse são alguns instrumentos que trazem consigo significados importantes para a condução de nossas obrigações.