realidades sociais
DIFICULDADES ENCONTRADAS POR UMA PROFESSORA
INICIANTE
Katianne de Souza Siltrão1
Eliane Matesco Cristovão2
RESUMO
Este artigo relata a experiência de uma professora iniciante de matemática que procura inovar suas aulas utilizando aulas investigativas. Ao relatar as dificuldades encontradas, a professora percebe-se aprendendo a refletir sobre a própria prática e seu artigo que, inicialmente, trataria sobre os benefícios da abordagem investigativa, transforma-se em um artigo capaz de estimular outros professores iniciantes a inovar em sala de aula e, principalmente, a repensar sobre sua prática docente.
Palavras-chaves: Ensino de Matemática - Tarefa investigativa - Professor iniciante
Sou aluna do último ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática e comecei lecionar neste mesmo ano. Meu interesse e curiosidade sobre o desenvolvimento da aula investigativa começaram na graduação, onde tivemos contato por algumas vezes com esse método de ensino. Este contato foi no papel do aluno, e a primeira vez que desenvolvi uma aula investigativa como professora foi durante a pesquisa de campo, desenvolvida com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, para a qual leciono.
A metodologia utilizada foi a pesquisa sobre a própria prática. Apesar de não ter encontrado uma definição desse tipo de pesquisa nos manuais sobre metodologia, para explicá-la, apoio-me em, Lytle e Cochran- Smith apud Fiorentini e Miorim (2002): um estudo sistemático e intencionado dos professores sobre seu próprio trabalho na sala de aula e na escola. (...) Como sistemático nos referimos fundamentalmente a formas ordenadas de reunir e registrar informações, documentar as experiências que acontecem dentro ou fora da aula e criar uma espécie de registro escrito. (...) Com intencionado indicamos que a investigação dos professores é uma atividade planejada, isto é, não espontânea (p.35)
Ao iniciar esse projeto pensamos em falar sobre os benefícios de uma aula investigativa e suas