terapia Racional
Instituto de Educação
Graduação em Psicologia
Disciplina: Tópicos Especiais em Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Professor Orientador: Wanderson Fernandes de Souza
Terapia Racional-Emotivo-Comportamental
A terapia racional-emotivo-comportamental (TREC), fundada por Albert Ellis, é uma teoria da personalidade e um método de psicoterapia. Sua forma mais geral emprega uma grande variedade de métodos cognitivos, afetivos e comportamentais de mudança da personalidade. Em sua forma mais especifica enfatiza a reestruturação cognitiva.
Origens.
Descontente com os resultados de sua terapia psicanalítica, que para ele tratava exageradamente de assuntos irrelevantes voltou-se para a filosofia e ciência. Além de ser influenciado por Russel, Tillich, Heidegger, também declaro que a TREC foi influenciada por psicoterapeutas como Adler que assim como Ellis defendia que o comportamento das pessoas floresce de suas idéias. A importância dada a metas, propósitos e significado, a ênfase de um ensino ativo-diretivo, o uso de uma forma cognitivo-persuasiva de terapia e o uso de demonstrações ao vivo de sessões de terapia também foram outras influências da psicologia adleriana.
Teoria Básica.
A TREC é um modelo filosófico que envolve epistemologia, dialética, sistema de valores e princípios éticos.
Epistemologia.
A TREC apoia-se no método cientifico e na observação empírica. Na prática, para cada crença expressa por uma pessoa uma pergunta adequada seria “quais são as evidencias de que esta crença é verdade?”. Tenta-se fazer dos clientes melhores cientistas de modo que eles possam adquirir informações corretas, usar as evidencias logicamente e construir crenças solidamente embasadas.
Dialética.
O pensamento lógico não é de fácil alcance, muitas pessoas parecem experts em não serem lógicas.
Na TREC os clientes raramente estão conscientes das premissas de seus pensamentos. Mais frequentemente focalizam apenas