Terapia assistida por animais
Já exite no Brasil vários projetos administrados por instituições importantes e reconhecidas em seu campo de atuação, dentre elas destacam-se:
- Projeto Motivação (São José dos Campos), apoiado pela Univap;
- Projeto CãoTerapeuta (São Paulo);
- Projeto da Odontologia da UNESP Araçatuba;
- Projeto Dr. Scargot (USP-SP).
Como intervir da melhor forma para ajudar?
Este processo objetiva a interação cães com crianças com necessidades especiais, problemas educacionais, dificuldades na atividade da vida diária, objetivando a melhor qualidade de vida delas. Contribui para o aprimoramento da psicomotricidade, impulsionando seus potenciais e minimizando suas deficiências. Desenvolve a sensibilidade, entretém e constroem conceitos sociais, propiciando momentos de descobertas. O paciente recebe estimulações táteis, vestibulares, visuais e auditivas.
Público alvo
Neste trabalho em específico, damos ênfase a zooterapia como indicação para crianças com problemas de aprendizado e/ou sociabilização, enfatizando os benefícios da zooterapia ou da AAA no que diz respeito a melhoria inter-relacional, foco na interação criança-cão, implicando na influencia positivamente que impulsionam as nossas habilidades de concentração, afetividade, respeito, amorosidade, união, compreensão e entendimento das limitações do próximo, assim como o coleguismo e a parceria mútua.
Resalto o estimula a interação social. Crianças vêem os cães como seus amigos especiais, membros importantes da família. Crianças com severos traumas, como abusos de infância que impede a formação de vínculo com outras pessoas podem, através dos cães, conquistar