Terapeuta Ocupacional
Marcia Pontes Mendonça
A terapia Ocupacional (TO) tem um papel fundamental no tratamento de pessoas que apresentam disfunções/distúrbios de ordem física, sensorial, mental, emocional, social, que geram dificuldades de adaptação ao meio, e que possam desencadear prejuízos ao indivíduo e à sociedade em que está circunscrito. No mundo atual e globalizado é fundamental que profissões como esta sejam amplamente e devidamente (re)conhecidas por todos os profissionais da área da saúde, da área social e da educação, áreas onde a Terapia ocupacional está inserida, a fim de tratar holisticamente o indivíduopaciente. O texto a seguir pretende elucidar a atuação da Terapia Ocupacional
Geronto-Geriátrica e, dentro dessa especialidade, abordar algumas áreas específicas, sem a pretensão de encerrar o tema ou atuação nessa área, sendo imprescindível destacar que a Terapia Ocupacional segue diferentes linhas/teorias de atuação e múltiplas formas de abordagem.
Introdução
Com a crescente demanda de idosos em busca de mais qualidade de vida diante do aumento da longevidade, faz-se necessário implementar os serviços especializados de atenção à saúde, no sentido de oferecer um aporte técnico adequado às novas exigências, auxiliando na compressão da morbidade e na postergação da dependência, pelo maior tempo possível.
Aponta-se para a necessidade de programas e ações de cunho preventivo, bem como, de ações de maior complexidade, orientações e formação de pessoal capacitado para lidar com a pluralidade de questões e desafios que essa etapa da vida imprime a um número crescente de pessoas que envelhecem, incluindo-se neste quadro o terapeuta ocupacional. A seguir serão descritas resumidamente e em linhas gerais algumas áreas clássicas de atuação da terapia ocupacional em geriatria e gerontologia e seu método de trabalho. O que é Terapia Ocupacional?
A Terapia Ocupacional é caracterizada como a profissão da