Teorização
Publicidade e Propaganda 2013.2 AM
Professora: Mayra Waquim – História da Arte
História:
Paulo Leminski (1944 - 1989) nasceu em Curitiba, e foi um escritor, tradutor, poeta, e professor brasileiro, e além de tudo era um lutador de judô faixa-preta. Leminski tornou-se reconhecido por ter inventado seu próprio jeito para escrever poesias, fazendo trocadilhos ou brincando com ditados populares. Paulo Leminski foi também professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, além de professor de judô.
Leminski teve poemas e textos publicados em diversas revistas, escreveu letras de músicas com uma grande influência de MPB (Música Popular Brasileira) chegando até a fazer pareceria com Caetano Veloso. Poeta, romancista e tradutor, Leminski também atuou como diretor de criação e redator em agências de publicidade, o que contribui para sua atividade poética, sobretudo no aspecto da comunicação visual.
A poesia de Paulo Leminski revela uma síntese entre a coloquialidade e o rigor da construção formal, herdada da estética concretista. O humor está presente em boa parte de sua obra poética, assim como a influência melódica da canção popular, dos recursos visuais da publicidade, dos provérbios e trocadilhos da cultura popular e da extrema concisão da poesia japonês
Exposição Múltiplo Leminski:
Aberta ao público pernambucano a mais completa exposição sobre a vida e a obra do curitibano Paulo Leminski, um dos maiores artistas brasileiros. Revelando sua trejetória e como se tornou um ícone de grande importância. A Múltiplo Leminski ocupa a Torre Malakoff, no Recife, primeira cidade do Nordeste a receber a mostra itinerante, que já foi visitada por quase 325 mil pessoas.
Com mais de mil peças pertencentes ao acervo da família, a exposição traz a máquina de escrever usada por Leminski, livros escritos