Teoristas de Enfermagem
1.1 Florence Nightingale
Teoria Ambientalista
Considerada a precursora da Enfermagem Moderna,nasceu em 12 de Maio de 1820, na cidade de Florença, Itália. Aos 33 anos começou sua carreira como superintendente de Enfermagem na Casa de Gentlemen, na Inglaterra, em 1854 atuou como voluntaria na epidemia de cólera em Londres. No mesmo ano, ocorreu a Guerra da Criméia, onde permaneceu por 21 meses, virou lenda como a “Dama da Lamparina”, mas também destaque como sanitarista e administradora conseguiu reduzir de 42% para 2% a mortalidade entre os soldados feridos, conhecida também por ser muito inteligente, com consideráveis conhecimentos em estatísticas, sanitarismo, logística, administração, saúde publica e nutrição.
Para Florence, o meio ambiente é o conceito principal, pois as influencias externas afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprir ou contribuir para a doença ou a morte. Ela também tende a dedicar maior atenção ao ambiente físico do que ao ambiente psicológico e social do paciente.
Alguns elementos externos destacam-se para Nightingale, pois para ela quando esses elementos estão adequados, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e a prevenção de doenças. São esses elementos: Ventilação, iluminação, limpeza, calor, ruídos, odores, alimentação.
Ela descreve dois tipos diferentes de enfermagem;
- enfermagem da saúde: requer algum ensino prático, tem por objetivo a prevenção de doença e pode ser praticada por todas as mulheres;
- enfermagem da doença: arte e ciência que requer uma educação formal, organizada e cientifica para cuidar dos que sofrem com a doença.
A influência de alguns conceitos se dá pela seguinte maneira: a Enfermagem influencia o ambiente humano, o qual afeta a saúde, o individuo é afetado pelo ambiente e pela Enfermagem que, por sua vez, influencia a saúde do individuo; saúde é um processo influenciado pela Enfermagem, pelo ambiente e pelas