teoristas de enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
TEORIAS DE ENFERMAGEM
TABOÃO DA SERRA
2014
FACULDADE ANHANGUERA TABOÃO DA SERRA
CAMILA NOVAIS
CLAUDIANE DE ANDRADE
CRISLAN OLIVEIRA
DRIELLI APARECIDA
ÉLIDA DAMARIS ELIAS DE ANDRDADE
ELISANGELA RAINHA
LUANA FERREIRA DOS SANTOS
MIRIAN DO CARMO SILVA
SIMONE PORTO
TEORIAS DE ENFERMAGEM
Trabalho de Atividades Práticas desenvolvidas como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Processo do Cuidar IV sob orientação da Prof.ª Elisa Torrani.
TABOÃO DA SERRA
2014
RESUMO
No trabalho apresentado a seguir será descrito o modelo de teoria de diversas teóricas de enfermagem que versam sobre a prática de enfermagem visando promover uma assistência diferenciada ao paciente.
Introdução
O trabalho ora apresentado versa sobre teorias de enfermagem. Na enfermagem, as teorias são uma construção, a partir de uma prática idealizada com o objetivo de aperfeiçoar a assistência.
A enfermagem é um processo significativo, terapêutico e interpessoal. Funciona de forma cooperativa com outros processos humanos que possibilitam a saúde dos indivíduos. E para que a assistência seja eficaz e de qualidade é de fundamental importância que os enfermeiros conheçam com maior profundidade, as teorias e os modelos teóricos que pretendem eleger como fundamento para o cuidar.
Desta forma pretende-se com esse trabalho apresentar diversos modelos teóricos que conceituam os aspectos da enfermagem para análise dos mesmos, entendendo que a compreensão clara dos conceitos e definições torna-se fundamental para a prestação de um cuidado de enfermagem eficiente e qualitativo.
TEORIAS DE ENFERMAGEM
TEORIA AMBIENTALISTA - FLORENCE NIGHTINGALE
“O enfermeiro deve