Estado
Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um Governo que possui soberania reconhecida tanto interna quanto externamente. O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio legítimo do uso da força (coerção, especialmente a legal). De acordo com o atual Código Civil, o Estado possui personalidade jurídica de direito público, com prerrogativas especiais, para que possa ser atingida a finalidade de interesse público. O fim do Estado é assegurar a vida humana em sociedade. O Estado deve garantir a ordem interna, assegurar a soberania na ordem internacional elaborar as regras de conduta e distribuir a justiça.
Maquiavel foi um dos primeiros teóricos a pensar no Estado Moderno que surgiu no fim do Feudalismo e teve a criação do Estado absolutista, um governo muito poderoso e centralizado.
A politica de Maquiavel é marcada pela luta estabelecida pelo homem que é a luta pelo poder, ou seja, lutar pelo que é do próprio homem. Maquiavel foi também retrato como defensor da Tirania. Maquiavel fundou a obra o Príncipe que é a mais popular, diga-se de passagem, que era uma forma de passar seu pensamento sobre o poder politico e a ética cristã, e que se trata de eliminar a competição interna e externa. O Estado nunca se afastou de suas características em relação às Teorias contratualistas, a sua teoria contratualista estava presente nas organizações politico- estatais, formando um conjunto de ideias e pensamentos sobre o Estado Moderno a soberania e a composição de teorias.
Hobbes (1588-1679) acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir