história
Praticar a discriminação é sinónimo de tomar atitudes injustas e negativas em relação a um grupo ou a uma pessoa. Normalmente a descriminação é tomada como "tratar alguém de maneira diferente"
Este conceito pode ser definido como um comportamento manifesto por uma pessoa preconceituosa, que se exprime através da rejeição praticada em relação a um grupo ou uma pessoa.
Muitas pessoas, acreditam que preconceito e discriminação são sinónimos mas não é verdade. Preconceito é a opinião formada sem conhecimento dos factos, a pessoa acredita neste conceito sem pensar na possibilidade de variantes. Já a discriminação, provocada pelo preconceito, é a atitude contra a pessoa. Os risos, olhares incrédulos etc.. são frutos do preconceito.
O tipo de discriminação está conectado com o preconceito, o preconceito de que duas pessoas do mesmo sexo não podem ter uma vida conjugal normal transporta á discriminação sexual na sociedade como por exemplo, a discriminação nas escolas, familias, a nível profissional, pode haver um maior risco de serem despedidos e a nível religioso em que são muitas vezes rejeitados.
As pessoas não podendo agir sobre as causas da sua situação dirigem os sentimentos de ódio contra grupos e pessoas inocentes e normalmente de raiz social mais baixa.
A discriminação tem várias formas de ser refletida, desde uma atitude de ignorar até as agressões mais graves.
Existem cinco etapas de discriminação que pensamos, que se aplicam a quase todos os tipos
- agressão verbal
- evitar relações
- medidas discriminatórias
- agressões fisicas
-exterminio
Fala-se em discriminação positiva na medida em que consiste em favorecer um individuo ou um grupo ccom o objectivo de eliminar desigualdades acumuladas tentando garantir a igualdade.
Um dos aspectos inquietantes da discriminação é o efeito que tem sobre a auto-estima dos discriminados. Os discriminados passam a ver em si como um aspecto negativo o motivo pelo o qual foram discriminados.